segunda-feira, 18 de abril de 2011

Jalapão: Tocantins, por Camila Takahashi- Jornalista --Convidada especial

Já ouviu falar do Jalapão?!




Se você gosta de lugares exóticos e estar em contato com a natureza, o Jalapão é o lugar certo! Localizado na região leste do Tocantins, o Jalapão abrange 8 municípios. A região já apareceu diversas vezes nas telinhas, as últimas aparições foram nas cenas finais da novela “Araguaia”. Jalapão também foi palco do reality show “Survival” e do filme brasileiro “Deus é Brasileiro”. O lugar é repleto de locais belíssimos. Dentre os principais pontos turísticos estão a Cachoeira da Fumaça, a Gruta Sussuapara e o Fervedouro, um pequeno poço em que é impossível afundar, sabe por quê? O fervedouro é a nascente de um rio subterrâneo que faz com que em suas águas azuis transparentes não seja possível o visitante afundar. Outra surpresa são as Dunas, sim, Dunas! Elas chegam a quase 30 m de altura de areia de quartzo, oriundas da erosão da arenosa Serra do Espírito Santo. O artesanato do Jalapão também encanta. É lá que são encontradas as peças de Capim Dourado, material usado na confecção de diversas peças que ganharam o Brasil e o mundo. O Capim Dourado recebeu esse nome devido ao brilho dourado de sua haste. Com este material são feitas bolsas, brincos, pulseiras, chapéus, mandalas, cestas e diversos objetos de decoração.
Como é um destino de ecoturismo, não espere por pousadas luxuosas e restaurantes cinco estrelas. Os pontos de apoio são nas cidades próximas, o que implica em serviços com boa qualidade e preços acessíveis, mas sem sofisticação.
Se você se empolgou e quer visitar o Jalapão, aqui vão algumas dicas:
- Entrar em contato com alguma empresa de turismo para a contratação de um guia ou um pacote. (Existem diversas empresas que fazem pacotes para a região, já que para chegar lá é necessário um transporte adequado, como carros 4X4.)
- O aeroporto mais próximo é o de Palmas, capital de estado, que fica a 180 km da cidade de Ponte Alta, considerada a entrada do Jalapão.
- Usar roupas leves, pois são feitas muitas caminhadas e trilhas.
- Levar comida ou comprar o pacote com a alimentação inclusa.
- Não esquecer de levar o repelente e o kit de primeiros socorros.
Pronto!!! Para mais informações e conhecer melhor o Jalapão, você pode acessar o site: www.jalapao.to.gov.br

Camila Takahashi

Nenhum comentário:

Postar um comentário