segunda-feira, 25 de abril de 2011

Musculação ou Aeróbico? O que emagrece mais? Por Estela Clemer-Personal Trainer--- Convidada especial

                                    Musculação ou Aeróbico? O que emagrece mais?


Atualmente muito se fala sobre os benefícios da prática constante de atividades físicas em nosso cotidiano, tanto fisiológicos quanto psicológicos e em alguns casos sociais. Já está mais do que comprovado e divulgado, através de todos os meios de comunicação que o importante é se movimentar, independente da modalidade ou atividade praticada, visto que são incontáveis as formas de sair do sedentarismo.

Existem diversos mitos relacionados à musculação: que criança não pode fazer, caso contrário vai atrapalhar o crescimento, que mulher não pode “treinar pesado” membros superiores para não ficar igual ao homem, que se fizer musculação sem emagrecer primeiro a gordura vai endurecer, que só exercícios aeróbicos (corrida, bicicleta, step, etc) emagrecem, entre outros. Neste momento vou tentar quebrar os mitos relacionados a musculação, sobre o emagrecimento.

Assim como em uma sessão de treinamento aeróbico e uma sessão de treinamento de musculação, uma gama de reações metabólicas são iniciadas e outras intensificadas, uma delas é o consumo de gordura, a diferença está entre o que acontece durante e após a prática desses treinos em nosso organismo. Durante o treino aeróbico elevamos nosso gasto calórico. Essa alteração é mantida por algumas horas após o final da sessão, até que nossas reservas metabólicas e fisiológicas retornem aos níveis que estavam antes do inicio da atividade, que pode ser de uma a três horas, dependendo do nível de aptidão do indivíduo e da intensidade desse treinamento.

Já em uma sessão de musculação, o gasto calórico durante o treinamento é um  pouco menor (podendo ser maior dependendo da intensidade) e o pós-exercício é mantido por um período de tempo mais longo podendo chegar a 8 horas. Outro benefício que a musculação traz é a hipertrofia muscular (aumento de massa muscular) que faz com que o metabolismo em repouso, gaste mais calorias. Por exemplo: uma pessoa que tinha 35% do seu peso corporal composto por massa muscular gastava X de calorias no seu cotidiano, após se matricular em uma academia, treinar por três meses, sempre seguindo as orientações de seu professor, aumentou esse percentual para 40% de massa muscular e seu metabolismos em repouso passou de X calorias para X+Y, ou seja, quem tem mais massa muscular gasta mais calorias parado.

A intenção desse post foi de desmistificar que só exercícios aeróbicos emagrecem, porém vale lembrar que a prática aeróbica também acarreta inúmeros benefícios ao corpo, o ideial é procurar um professor de educação física capacitado para te orientar e elaborar o treino que é melhor para você, respeitando sua individualidade, capacidades e necessidades.

Alguma dúvida? Agora não tem mais desculpas calce seu tênis e mãos a obra, seu corpo e seu plano de saúde agradecem.


Estela Clemer
Personal Trainer
Especialista em Musculação e Treinamento de Força
estelaclemer@gmail.com

5 comentários:

  1. Olá, adorei o artigo, muito interessante , objetivo e claro !
    Durante muitos anos fiz muito aeróbico e realmente emagrece bastante, agora optei por musculação e também sinto que faz maravilhas pelo corpo. Não perdi peso ainda, pois comecei a 1 mês, mas já sinto mudanças nas medidas e para melhor !
    Enfim, acredito que qualquer que seja a atividade física, ela sempre vem para melhorar nossa qualidade de vida e porque não, nossa aparência :)
    Parabéns pela postagem !
    Um beijo e boa semana !!

    ResponderExcluir
  2. olá guria
    confesso q ando paradaça
    mas academia é algo q me fascina
    e pra ajuda tenhu um otima na esquina de casa
    bem claro aerobica da uma força legal pra emagrecer mas o interessente ao menos em meu caso foi intercalar musculação junto com hidro
    pra dar um modelada no corpo
    pena q num ajudo nas buchechas kkkkkkkkkk

    bjim guria

    ResponderExcluir
  3. Olá meninas,

    Adoramos os depoimentos... Obrigada por seguir o blog...Fiquem de olho, toda semana tem novidade...
    Bjos e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. ola estava procurando o post do meu blog no google sobre o mesmo assunto e acabei ficando curioso pra saber se a personal que postou essa materia concordava com o meu post, pelo visto nos temos a mesma visão, quando quiser postar algo sobre exercicios pode contar com minha ajuda tb, meu blog é www.exerciciosemcasa.com da uma passadinha lah bjossss

    ResponderExcluir